As imagens de corrupção explícita, apresentadas pela TV nessa semana, deixaram muitos cidadãos de bem impressionados com a tranquilidade com que os corruptores tratavam o assunto. Realmente é de estarrecer a certeza na impunidade que eles têm, contando, certamente, com o respaldo de gente graúda dentro do “esquema”. Afinal, pela lógica deles, dinheiro público não é de ninguém. Então que mal há em tirar um pouco pra nós, desde que paguemos um pedágio ao chefão?
Mas a verdadeira lógica é que dinheiro público é de todos nós brasileiros que pagamos os mais altos impostos no mundo. Portanto, se é nosso, cabe a nós preservarmos o nosso patrimônio, já que a estrutura pública não se preocupa tanto, ou finge que se preocupa, tornando-se assim, conivente com esses roubos. A imprensa está cumprindo o seu dever social, com essas reportagens investigativas e entregando de bandeja para os órgãos competentes tomarem as devidas providências. Se não fossem os clamores populares e a iniciativa da imprensa, continuaríamos a sofrer esses saques desses canalhas que até riem das nossas caras, como vimos nas reportagens. Isso não quer dizer que não vão continuar com a roubalheira. Quer dizer que eles tomarão mais cuidado com o roubo e a imprensa terá que ter mais ousadia e estratégia para coibir tais absurdos. Por outro lado a gente percebe que as pessoas têm medo de denunciar as falcatruas e ilegalidades das quais tem conhecimento e sofrerem retaliações. Digo isso porque soube por uma Diretora de Escola Pública Municipal de uma cidade do interior de São Paulo, que o atual prefeito está pagando “voluntários”, para trabalharem em sua campanha eleitoral, sendo alguns desses “voluntários”os mais humildes servidores públicos da própria Escola que ela dirige. Vários crimes estão sendo cometidos pelo dito prefeito. Antecipação da campanha intempestivamente, aliciamento de servidor sob suas ordens, coação, abuso do poder econômico e sobretudo ofensa à lei Eleitoral vigente.
Essa Diretora, já a caminho da aposentadoria, está absolutamente revoltada com o mau comportamento do Prefeito “espertalhão”, ao mesmo tempo em que receia a retaliação por parte do executivo, caso ela denuncie às autoridades. Comentou o fato comigo e eu aconselhei a ela que procurasse o Ministério Público e fizesse a denúncia, ao mesmo tempo em que levasse ao conhecimento do Juiz da Comarca, os fatos graves de ilegalidade.
Estou comentando isso para demonstrar como o povo se sente desprotegido na hora de exercer a sua cidadania plena. O Estado precisa urgentemente divulgar as garantias para os cidadãos de bem que querem denunciar os absurdos que acontecem sob seus olhos, bem como mostrar como o cidadão deve proceder para evitar a corrupção no nosso país.
O Ministério Público, entidade que goza da confiança da maioria da população brasileira, deve se posicionar e agir, para mostrar suas funções e suas finalidades, como a defesa e garantia da cidadania. O Brasil tem jeito se nós dermos um jeito honesto, correto, eficiente e legal. Fora disso, é deixar que os ratos continuem a sua farra com o nosso dinheiro e com a nossa moral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário