quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EDITORIAL

Há dias venho me batendo sobre o “FIO DA MEADA” e, ele está aí – ainda bem – para ser puxado por quem de direito. Disse ainda que a Presidente Dilma está fazendo a famosa freada de ônibus lotado. Quer dizer, está acomodando os “passageiros” nos respectivos ministérios e ainda defenestrando os defenestráveis. É isso. Não pode parar o famoso FIO DA MEADA uma vez iniciado o processo, devemos ir até o fim. O que precisamos é de lisura no trato da coisa pública. O tempo do “Rouba mas faz...” acabou faz tempo! Precisamos de servidores e entes públicos, com os princípios legais, absolutamente em dia. O interesse público tem que estar acima de quaisquer outros interesses pessoais, grupais ou partidários.
Comentei na última edição, sobre a condição do ex-ministro Nelson Jobim, pouco antes dele ser sair ou ser saído do cargo. O que não comentei, foi que a Presidente Dilma ainda está sob a pressão “dele” que indicou e conseguiu emplacar o magalonanico Celso Amorim para o Ministério da Defesa. Depois de tantas “roubadas” em que meteu o país no seu trato com a diplomacia, imagino o que esse cidadão, poderá agitar no Ministério da Defesa. Meu Deus, tenha piedade de nós. É bem capaz do dito cidadão resolver exportar armamento brasileiro pra o Irã, armar até os dentes o Equador e ainda apoiar o ditador Sírio em sua alucinação de permanência no poder.
Presidente Dilma, a experiência com outro diplomata no cargo de Ministro da Defesa, não foi boa. A pessoa até era boa, mas não tinha o perfil para tal ofício. Era o embaixador campograndense José Viégas. Não funcionou e olha que era um homem até bem aceito nas Forças Armadas. A senhora, Presidente Dilma, conseguiu numa só tacada, desagradar a todos. Desagradou aos militares das três Forças, o povo que se frustrou com a tal nomeação (porque conhece bem o indicado) e os políticos que esperavam uma participação maior na escolha, mas, com certeza, conseguiu agradar a “ele” que deve ter feito a indicação/exigência. Presidente, pense pela sua cabeça. Aja por si mesma. Não se deixe mais influenciar por ninguém. Ouça mais os parlamentares – ainda existem muitos bons no meio – e, mesmo assim, se errar, terá muito mais respaldo para consertar o erro e a tranqüilidade da cabeça leve por ter tentado, por si mesma, acertar. Se for o caso, forme um conselho de parlamentares para ajudar na indicação de homens honestos para ocupar lugares de responsabilidade no seu governo. Tem muita coisa ainda a ser feita. A Senhora nem começou ainda. Estamos no segundo Ministério e as bombas e demissões estouram como implacáveis avisos de que vem muito mais ainda. Forme Conselhos, presidente. Conselhos para cada setor e vá puxando O FIO DA MEADA. Isso deixará mais transparente as escolhas, dividirá a responsabilidade e colocará muitos mais fiscais a ajudar no acompanhamento dos indicados. Assim deve funcionar a democracia. Essa que “ele” tá querendo impor no seu mandato, é a ultrapassada “democracia centralizadora” de Karl Marx. Provado que não funciona. Corte o cordão umbilical, Presidente Dilma. O mandato o povo lhe outorgou. Exerça-o com seu próprio convencimento. Errar faz parte da condição humana. Ir pela cabeça dos outros, não. Política é um jogo bruto, já disse isso anteriormente. Todas as possibilidades devem ser avaliadas. Sem nenhum constrangimento, volto a levantar uma questão que querem derreter sua autoridade para que “outro” venha com nova bandeira e se coloque como salvador da pátria. Essas indicações/exigências, estão me cheirando a bode na sala.
Em que pese seu carinho, apreço e até mesmo gratidão ao ex- presidente Lula, ele não está nem um pouco interessado em que seu governo prospere. “Ele” está querendo é voltar para o poder de onde “ele” ainda não saiu. ”Ele” é um zumbi pelo Palácio do Planalto puxando o seu tapete, presidente. Governe, sem medo de errar, mas erre por si própria. Faça desse, o seu governo e não a continuidade ou continuísmo do governo “dele”.
Temos ainda o Ministério da Agricultura, já na pauta, o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, o Ministério do Turismo com o pavio aceso e com as primeiras explosões, o Ministério das Comunicações, enfim, todos os Ministérios devem ser repensados, mas pela sua cabeça, Presidente Dilma. O povo está confiante em seu trabalho. Vá em frente com algumas correções de rota, mas vá em frente. “ele” e os “outros” terão que largar o osso, ou então que vão fazer o butim em outra praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário