quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EDITORIAL

Saúde: tem muitos cidadãos morrendo nas portas de Postos de Saúde e no aguardo de vagas para serem atendidos. Hospitais quase desabando física, técnica e moralmente. Falta de equipamentos para salvar vidas. Coisas simples como respiradores mecânicos e mamógrafos. UTIs lotadas, saturadas e sem nenhum planejamento, deixando nas mãos dos médicos a triste e dolorosa decisão à vida ou à morte de pessoas que sequer conhecem não podem ajudar.
Qualificação profissional com salários dignos ao pessoal da saúde, é o passo inicial para demonstrar pelo menos boa vontade no acerto do mal feito que aí está.
Educação: Bacharéis que não sabem escrever, crianças que fazem o ensino básico e saem sem saber sequer assinar o próprio nome, fazer uma continha, ler e interpretar o texto. Além disso o salário dos professores é uma vergonha mundial. Material didático com ensinamento errado de dar vergonha a qualquer cidadão de bom senso. Merenda escolar – quando tem – com data de validade dos alimentos vencida. Transporte escolar ineficiente, inseguro e sujeito a sorte dos alunos. Escolas caindo aos pedaços sobre as cabeças das crianças e dos jovens, sob o olhar inbecilizado e impotente do poder público. Falta de material escolar, carteiras irregulares, lousas antigas, falta de giz, na verdade, falta de escola.
Segurança Pública: Não se tem segurança nem na própria casa. Não se pode ir tranquilamente às ruas. Ir ao banco, nem pensar e se inevitável, com o coração na mão. Polícia matando inocente e formando Milícias. Bandidos desafiando polícia. Se a polícia revida é criticada porque tem que se respeitar o cidadão “bandido”. Desmoralização do que resta de moral na Segurança Pública, em que pese a formação, boa vontade e caráter dos Policias. Desprestígio da categoria e do Corpo de Bombeiros. Tudo isso sem falar nas “porteiras abertas” em nossa fronteira para a entrada de armas e drogas que consomem os nossos jovens levando-os ao assassinato e à morte por causa dessa maldição. Famílias destruídas, hospitais lotados, ruas infestadas de trapos humanos. Pais e mães se misturando aos viciados e traficantes em busca de seus filhos.
Infraestrutura: Estradas com mais buracos que asfalto. Estradas sem asfalto algum. Ferrovias sucateadas ou somente projetadas. Aeroportos no limite do caos ou já mergulhados nele. Espaço aéreo em risco gravíssimo de acidente por falta de treinamento ao pessoal disponível e equipamentos necessários. Portos saturados, envergonhando o país e proporcionando multas aos exportadores, com graves conseqüências financeiras e de contratos futuros por falta de credibilidade.
Indústria e Comércio: Juros escorchantes, tarifas e taxas estratosféricas, falta de incentivo ao crescimento, sucateamento do parque industrial, desinteresse pela formação de mão de obra qualificada, determinação de relações de trabalho claras, objetivas que atendam as partes. Facilidade no apoio as concorrentes, que fogem de seus países falidos, em detrimento aos empresários que criaram aqui suas empresas, com sacrifício, suor, muita luta e que hoje sustentam o mercado interno, quando a exportação sofre a vilania da guerra das moedas.
Agricultura: Falta de respeito. Não existe garantia de preço básico. Não existe apoio diferenciado a quem produz a alimentação. Não existe uma legislação que favoreça a comercialização direta, como a isenção de impostos às bases produtoras, onde seus produtos sejam entregues num raio de X quilômetros. Isenção para produção de produtos básicos de sustento. Alguns setores da indústria já tem. Mas isso representa mais um corporativismo localizado que o atendimento geral a quem produz.
Assim todos os setores da nossa economia padecem com a falta de uma política definitiva, correta e bem aplicada. Mas, de tudo isso, o mais importante e que leva a esses resultados está a CORRUPÇÃO. Essa mesma CORRUPÇÃO que vemos hoje a Policia Federal e o Ministério Público combatendo e sendo criticados por suas ações. O pior de tudo, criticados por quem deveria ser o primeiro a aplaudir. O Executivo, que é o responsável pela nomeação e colocação desses corruptos. Se a Polícia Federal e o Ministério Público cumprem o trabalho na defesa dos interesses públicos, a Presidente Dilma que é a chefe de Estado e de Governo, deveria era condecorar os bravos cidadãos dessas Entidades que tem moral, gabarito e cumprem o seu dever, por eles estarem ajudando a ela na condução correta e honesta da administração da “rés-pública”, ou coisa pública.
Será que essa reação da Presidente Dilma não é ainda o resultado desse seqüestro que ela está sofrendo das forças “aliadas” e de apoio a tal governabilidade? Eu reitero meu pedido a Presidente Dilma: Governe pela sua cabeça Presidente. O povo lhe deu o mandato e espera que a senhora o governe com a dignidade que o povo julga que a senhora tem. Deixe seus compromissos políticos um pouco à parte, e honre os compromissos com o povo brasileiro., assumidos pela senhora durante a campanha eleitoral. Liberte-se das algemas (essas sim perigosas e vergonhosas) que lhe colocaram os membros de seu partido e dos partidos ditos aliados na base de apoio. A senhora, Presidente Dilma, não estará sozinha. O povo estará com a senhora, com a mais absoluta confiança, abonando seus atos e lutando ao seu lado.
Não agindo assim, Presidente Dilma, a história poderá lhe reservar uma página triste, ou até mesmo como disse o seu “aliado” Zé Dirceu :”Temo que a Dilma não termine o mandato”. Ou ele ta sabendo de alguma coisa, ou ta forçando a barra para que aconteça o pior. Esses “cumpanhêros” não medem conseqüências e esquecem que o vice é do PMDB, o mesmo que é apêndice do PSDB e que não gosta nem de ouvir a palavra fidelidade, nem a palavra honra.
Esse não é o velho e heróico MDB, pai do PMDB de gloriosas conquistas. Esse atual PMDB é o neto bastardo da corrupção com o poder a qualquer custo.
Presidente Dilma, tome as rédeas do governo antes que lhe tomem de vez o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário