quinta-feira, 4 de agosto de 2011

EDITORIAL

Já não resta nenhuma dúvida que o primeiro escalão do governo federal deve ser revisto e renovado. Com exonerações e com modificações nas pastas. Querem um exemplo?
O Ministro Nelson Jobim tem feito e desfeito nesse governo assim como fez no governo passado. É muita confusão pra uma pessoa só. Creio que nem ele está de acordo com a sua permanência no governo. Aliás ele, até hoje, não descobriu se é governo ou oposição e continua atirando pra todos os lados, não com balas de verdades nem com palavras somente. Usa e abusa de ações e omissões cada uma mais absurda que a outra. Ele consegue dar uma desculpa pior que a culpa e vai por ai afora. Está mais que na hora dele pegar a farda camuflada de brinquedo que ele usa de vez em quando e o seu boné, que o deixa com a cara do Pato Donald e cair fora. Se não pedir pra sair, deverá ser saído, como o Nascimento transportado. A Ministra Ana de Holanda da Cultura é outra que cisca pra frente, ou seja, não consegue ajuntar. Só espalha. Não dá. O Ministério não é e nem deve ser uma concessão para amigos. Deve ser uma responsabilidade para quem tem competência para assumir e resolver os problemas. Resposta, qualquer idiota dá. Nós queremos é solução. No caso, nem resposta nem solução. Fica difícil.
Ministério do Turismo. Esse é uma piada. Num país onde o Turismo se vende por si, conseguiu-se colocar um ministro que além de não divulgar o país no exterior, com suas belezas e recursos naturais, consegue divulgar o Ministério dentro do Brasil como o Ministro que comemorou a nomeação com uma festa em um Motel, pago com dinheiro público. Começou onde deveria terminar, num quarto de motel, só que com o dinheiro dele. O Ministro Pedro Novais do Turismo, pela própria idade provecta, deveria ser, se é que deveria ser, nomeado Ministro da Previdência. Mas a melhor indicação mesmo é ir embora. Sair. Ter a dignidade e deixar o cargo pra quem possa desenvolver uma política condizente com o país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.
O Ministro Aloizio Mercadante, economista de ofício, no Ministério da Ciência e Tecnologia é o mesmo caso do Ministro Pedro Novais, não pela idade mas pela afinidade técnica, deveria ir para o Ministério do Planejamento, por exemplo.
Pra fechar essa pequena relação de Ministérios certos com Ministros errados que exemplifica o atual estado de coisas que assola o governo Dilma e caracteriza a
unipresença de Lula, os cinco Ministros convocados ou “convidados” a dar explicações no Congresso, deveriam era pedir pra sair. Nesses casos, quanto mais se explica mas tem que se explicar. As nomeações a pedido, foram feitas. Constatada a inoperância, a incapacidade, a deslealdade dos indicados, o melhor que a Presidente Dilma pode fazer, é mandar passear os indicados e colocar pessoas da sua mais estrita confiança. Até porque, já estão preparando a campanha de retorno “dele” para 2014. Quem sabe se não é “ele” que está plantando esses “competentes e honestos” ministros para bichar o mandato da atual presidente? Pode ser. Aliás, tudo é possível quando se tem vários PTs dentro do PT, como “babushkas” surpreendendo a quem as abre. O jogo é pesado, bruto e desleal. Essa turma acha que pelo poder vale tudo. Todo cuidado é pouco.

* Esse editorial foi escrito quarta (3/08) as 23:30 hs. Foi uma pré-visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário