quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Frase de hoje e de todos os tempos: LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

euclydesbezerra@hotmail.com

EDITORIAL

Mesmo com 2012 ainda capengando, sinto no ar uma disposição civil, aflorada na população brasileira, como herança de 2011. Estamos tomando posições bem definidas contra a corrupção, contra a má gestão da coisa pública, contra direitos constitucionais lesados, contra os que se achavam acima de qualquer suspeita e alcance. Enfim, vejo que 2012, mesmo capenga, está no caminho certo, para quem quer se apossar de fato, de seus direitos.
São grupos de pessoas que se somam em defesa de posições contrárias ao governo, sem contudo rasgar a constituição. São pessoas que buscam o que lhes foi ou está sendo tirado por interpretações corporativas, aparentemente legais, mesmo imorais e indecentes. Pessoas que querem reforçar os Poderes constituídos sem abrir mão de suas conquistas naturais e exigindo o respeito às leis, à causa e a coisa pública. Coisas que nunca tínhamos visto antes, o povo cobrar comportamento ético, moral e administrativo de Magistrados.
Cidadãos de bem hipotecar total apoio à Ministra Chefe da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ – Eliana Calmon, para a moralização do Poder Judiciário.
O povo, como na antiga praça da Bastilha, em Paris, exigindo que seus julgadores sejam julgados pelos mesmos princípios legais usados contra si. Está sendo uma reedição pós moderna de uma revolução de 1789, que conhecemos bem suas causas, seus efeitos e seus resultados. Estamos ainda, e agora mais que nunca, exercitando o que iniciou na era moderna naquela praça e naquela data. Os tempos são outros. Os “reis” são outros. Creio que só não mudou o povo. Este só está se conscientizando mais de seus direitos, nesse capenga 2012 em pleno séc. XXI. Ainda bem! Não podemos desanimar. Vamos continuar na nossa luta pela higienização dos Poderes estabelecidos, para o fortalecimento da democracia e a garantia do pleno estado de direito.
.........................................................................................................................................

Nesse ainda infante 2012, teremos em outubro as eleições municipais. São eleições nos “burgos”, onde e quando vamos poder trocar os administradores, ou mesmo ratifica-los.
Essa é a maior arma que nos foi legada pela revolução Francesa. É a nossa guilhotina com a qual cortaremos a empáfia, a arrogância e a pseuda perenidade pretendida por alguns. Vamos nos dar o direito ao respeito, votando com a consciência de que, no mínimo, o cidadão que quiser o nosso voto, possa merece-lo pelo princípio básico da  honestidade e da Ficha Limpa.. Temos que tomar cuidado com os novos e falsos profetas e os velhos profetas com roupa nova, que nos assediarão e tentarão nos passar sua “ficha corrida” no lugar de uma Ficha Limpa. Vamos ficar atentos. Estamos no caminho certo de que, a nação somos nós e os dirigentes tem que ser os primeiros a cumprirem as leis que nos regem a todos, sem distinção. O Respeito ao povo, às suas conquistas e aos seus patrimônios são o principal ponto que qualquer pretendente a um governo tem que demonstrar e, mais que isso, tem que ter.
Se assim não for, nada de voto.

NOTAS & ANOTAÇÕES

ELEIÇÕES 2012 –MS

                                                  
Vamos dar uma rápido panorama das eleições municipais em algumas cidades de  Mato Grosso do Sul. Em Nova Andradina, o ex-prefeito Roberto Hashioka (PMDB) está num impasse crucial. Terá que disputar com o atual prefeito Gilberto Garcia que é também do PMDB e faz parte do grupo político de Hashioka, mas pela tradição tem a preferência na candidatura por se tratar de reeleição de maneira legal. Se não for resolvido esse problema, dificilmente o PMDB continuará a frente da Prefeitura, pois o partido concorrerá rachado. O PT e PDT estão de olho nessa possibilidade. Sem isso os dois partidos podem desistir do jogo.
Em Aquidauna, o atual prefeito Fauzi Suleiman concorrerá a reeleição sob fogo de muitas denuncias por parte do Ministério Público Estadual. Ele deverá ter como concorrente o PDT quem três nomes para lançar como candidato: o atual Deputado Estadual Felipe Orro, Odilon Ribeiro e José Henrique Trindade. Eleições indefinidas, dependendo fundamentalmente de alianças bem amarradas.

ELEIÇÕES 2012 – MS - II

                                                      
Em Paranaíba  o atual prefeito Zé Braquiaria (PDT), vai tentar a reeleição. Ele terá a dura missão de derrotar o atual Deputado Estadual e ex- prefeito Diogo Tita (PPS) que deverá contar com o apoio do PMDB, com quem comporá aliança. A surpresa dessas eleições é o pré candidato do PT Alfredo Bernardo que vem a ser irmão do Ministro Paulo Bernardo das Comunicações e cunhado da Ministra Gleisi Hoffmann da Casa Civil. Não acredito que os dois Ministros influenciarão nessa eleição. O risco é muito grande pra pouco retorno. Outro possível candidato é o Professor Fredson (PSDB), Vereador mais votado nas últimas eleições. Pouco provável pela fotografia da situação hoje, mas tem conseguido grandes apoios políticos.
Em Naviraí, o Prefeito  Zelmo de Brida (PMDB), tentará emplacar o seu vice Ronaldo Botelho também do PMDB. A luta vai ser pesada, uma vez que o atual Deputado Estadual e ex- prefeito de muitos mandatos Onevan de Matos (PSDB) vai concorrer e, tem hoje, segundo pesquisas, cerca de 60% das intenções de voto. Os outros partidos farão figuração e tentarão valorizar suas siglas. Nada mais que isso. Salvo alguma catástrofe. Vamos acompanhando o desenrolar da história e comunicando aos nossos inconfidentes cada passo dessa peleja.

ELEIÇÕES 2012 – MS – III

                                                            
Rapidamente comento o andar da carruagem hoje, segundo o trotar dos cavalos. O PSDB, PPS e DEM estão se movimentando para o retorno de uma aliança frustrada de tempos atrás. Aqui em Campo Grande, capital de MS, essa aliança é natimorta. O Presidente do PPS, Vereador Athaide Nery de Freitas Jr, é o homem forte do atual prefeito Nelsinho Trad (PMDB), na Câmara Municipal, a quem deve diversos cargos na atual administração. Não acredito na sua fidelidade para com o pré candidato do PSDB à Prefeitura, Deputado Federal Reinaldo Azambuja. Já o Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta é cogitado como plano B do Governador e Rei de Viareggio, André Puccinelli. Além do mais, Mandetta foi Secretário de Saúde do atual Prefeito, que é seu primo, quando Campo Grande enfrentou a maior epidemia de dengue do país e perdeu.
Esse tipo de “aliança” só deve mesmo agradar aos “chefões”, que agradecem pelos adversários acreditarem em conto da carochinha. O PSDB tem condições de fechar parcerias com outros possíveis candidatos de partidos menos influentes, mas que sempre se postaram contrário à atual gestão do PMDB. Posso citar o Deputado Estadual Alcides Bernal ( PP), nem tanto pelo seu partido mas muito pela sua atuação coerente de oposição aos atuais mandatários. Quem está com o povo não são os partidos. Quem está com o povo são as pessoas. Então, vamos caminhar com o povo. É o mais lógico. Por exemplo, Reinaldo Azambuja, Prefeito e Alcides Bernal, Vice, Reinaldo Azambuja Prefeito e Tereza Name Vice, com o apoio total do PSD, (grande) parte do PPS, (boa) parte do DEM e ainda de quebra, boa parte do próprio PMDB que já não agüenta mais os ataques de arrogância e prepotência de Rei de Viareggio, André Puccinelli. Taí a leitura e a sugestão. Cabe agora aos interessados sentarem à mesa e começarem a alinhavar a estrutura. Interesses pessoais de lado, creio que esse grupo seria imbatível em qualquer situação de confronto eleitoral. Com relação ao PT, ele é o seu próprio adversário. Enquanto faltar juízo e sobrar pretensão vai ficar patinando. Uma pena

CONCESSIONÁRIAS

                                                                 
Estão anunciando a venda do Grupo Rede – ENERSUL, em Mato Grosso do Sul, para o mês que vem. Foi uma experiência traumática para o estado que está entre os que tem a energia mais cara do país. Aliás, a política de concessão de serviço de distribuição de energia elétrica e  outras concessões deveria ser muito mais bem definida e com agencias reguladoras que cobrassem mais o cumprimento do fim social que elas representam e menos subservientes às Concessionárias. Assim não sendo, o povo sofrido continua pagando as contas que as concessionárias determinam. As indústrias buscam novos estados para se instalarem, deixando para trás, desempregos e esperanças mortas. Elas (Concessionárias) fiscalizam o que elas querem da maneira que querem, analisam os recursos interpostos (sempre negam, claro), escudadas por alguns escritórios de advocacia ou quase isso, vez que são solícitos, obedientes e meros cobradores dos absurdos.

RIO DE JANEIRO A JANEIRO

A cada janeiro, o Rio aparece nas manchetes com suas catástrofes naturais, além, naturalmente, da sua catástrofe mais que natural que são seus dirigentes políticos.
O desabamento de três prédios de grande porte no coração da Cidade Maravilhosa  muito nos entristece e nos preocupa. Em breve teremos lá as Olimpíadas e fatos como esse, colocarão sob suspeita a infraestrutura geral que o Rio de Janeiro terá à disposição dos participantes e dos visitantes, que receberá para o maior evento esportivo mundial. Uma pena e um lamento pelas vítimas e uma lição e um grito de alerta para a incompetência e a arrogância dos políticos que se julgam acima do Cristo Redentor.

PETROBRÁS SEM GRAÇA

A futura presidente da Petrobrás, Maria da Graça Foster, está motivando maldosos que dizem que agora sim, a Petrobrás não terá graça nenhuma. Não vejo assim. Prefiro acreditar que a primeira providencia dela vai ser a eliminação do seu marido como fornecedor muito cotado e capitalizado da própria Petrobrás. Se agir assim, estará muito bom e eu direi que a sua verdadeira beleza é a interior.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE

                                             
A reintegração de posse é uma determinação Judicial que é emitida depois de um longo estudo de ordem legal a um pedido. Faz parte da nossa legislação consolidada e garantida constitucionalmente. Agora, entre a reintegração pacífica e a truculenta vai uma diferença muito grande. Onde se vê atuação policial, deveria se ver antes a atuação social. Foi exatamente isso que faltou na reintegração do Caso Pinheirinho em São José dos Campos (SP). A sensibilidade política ruiu da mesma maneira que ruíram os barracos daqueles desvalidos, sob as máquinas implacáveis que cumpriam um dever legal. Legal, mas totalmente anti-social. Os governos precisam repensar seus atos, antes que seja tarde demais

FALSOS PROFISSIONAIS

Nessas eleições municipais, tem muitos “marketeiros” utilizando seus “grandes” conhecimentos no famoso método Ctrl C e Ctrl V.
Candidatos, abram os olhos para depois não dizer que eu não avisei.
O barato, sempre sai muito mais caro.

ENQUANTO ISSO NO PLANALTO

                                                 
O ex- Presidente Lula ainda não se deu conta que seu tempo já passou. Não deixa a Presidente Dilma em paz. É pitaco de todos os lados e sobre todos os assuntos. Pode ter certeza, ela sozinha erra muito menos do que com os conselhos do grande guru.